Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19619
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dc.contributor.advisorLagôa, Maria Beatriz da Rocha-
dc.contributor.authorBencke, Bruna Siqueira-
dc.date.accessioned2023-01-24T19:08:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:48Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationBENCKE, Bruna Siqueira. A necessidade do rebranding: um estudo de caso da marca Ponto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19619-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPonto Friopt_BR
dc.subjectConectividadept_BR
dc.titleA necessidade do rebranding: um estudo de caso da marca Pontopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Burrowes, Patricia Cecilia-
dc.contributor.referee2Carneiro, Mario Rubens de Oliveira-
dc.description.resumoA facilidade de acesso à informação e o surgimento de muitos concorrentes no mercado modificaram a relação marca x consumidor (KOTLER, 2010). Diante de um novo cenário de consumo, paralelo à modernidade líquida de Bauman (2001), as empresas precisaram se adaptar a um mundo em constante mudança, principalmente com o grande avanço na tecnologia e popularidade e influência das redes sociais. Assim, uma das marcas mais tradicionais do varejo no Brasil realizou um rebranding: o antigo Pontofrio, agora Ponto, buscou se fortalecer no mercado digital e atingir o público mais jovem. O presente trabalho analisará as causas, mudanças, métodos e efeitos do rebranding da marca Ponto, passando pelas mudanças em seu nome, identidade visual, logomarca, tom de voz, entre outros. Através de uma revisão bibliográfica e análise de engajamento antes e depois da reformulação, foi feito um estudo de caso com o Ponto. Os principais autores estudados foram Kotler, Aaker, Bauman, Carrera, Merrilees e Miller.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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