Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1964
Type: Relatório
Title: Um survol sobre teorias de aprendizagem: modelos dinâmicos de plataformas de EAD
Author(s)/Inventor(s): Lima, Cabral
Arisa, Cintia
Gandra, Henrique
Costa, Macário
Abstract: Enfoca o design e a implementação de plataformas destinadas ao ensino a distância. O ensino remoto é cada vez mais utilizado, considerando que sua aplicação possui inúmeras vantagens, como a democratização do acesso ao ensino pela eliminação das barreiras de tempo e distância. Projetistas de ambientes computacionais nem sempre levam em consideração aspectos pedagógicos, público alvo e teorias de aprendizagem. Pesquisas científicas aplicadas às salas de aula presenciais são baseadas nas teorias educacionais, mas muito pouco concerne a aplicação dessas teorias em plataformas computacionais para cursos a distância. Neste artigo, apresentamos diretivas para elaboração de ambientes computacionais para aprendizagem a distância, cujos recursos tecnológicos estejam apoiados nas teorias educacionais. Analisamos as funcionalidades encontradas em algumas plataformas e sugerimos ferramentas suplementares que possam minimizar as dificuldades inerentes ao ensino a distância apoiado por computador, visando um maior aproveitamento dos recursos tecnológicos disponíveis e tornando o aprendizado mais produtivo.
Keywords: Ensino à distância
Aprendizagem
Plataformas computacionais para ensino à distância
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Production unit: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Issue: 1302
Issue Date: 31-Dec-2002
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, C. et al. Um survol sobre teorias de aprendizagem: modelos dinâmicos de plataformas de EAD. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 14 p. (Relatório Técnico, 13/02)
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
13_02_000613398.pdf885.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.