Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1964
Tipo: Relatório
Título: Um survol sobre teorias de aprendizagem: modelos dinâmicos de plataformas de EAD
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Cabral
Arisa, Cintia
Gandra, Henrique
Costa, Macário
Resumo: Enfoca o design e a implementação de plataformas destinadas ao ensino a distância. O ensino remoto é cada vez mais utilizado, considerando que sua aplicação possui inúmeras vantagens, como a democratização do acesso ao ensino pela eliminação das barreiras de tempo e distância. Projetistas de ambientes computacionais nem sempre levam em consideração aspectos pedagógicos, público alvo e teorias de aprendizagem. Pesquisas científicas aplicadas às salas de aula presenciais são baseadas nas teorias educacionais, mas muito pouco concerne a aplicação dessas teorias em plataformas computacionais para cursos a distância. Neste artigo, apresentamos diretivas para elaboração de ambientes computacionais para aprendizagem a distância, cujos recursos tecnológicos estejam apoiados nas teorias educacionais. Analisamos as funcionalidades encontradas em algumas plataformas e sugerimos ferramentas suplementares que possam minimizar as dificuldades inerentes ao ensino a distância apoiado por computador, visando um maior aproveitamento dos recursos tecnológicos disponíveis e tornando o aprendizado mais produtivo.
Palavras-chave: Ensino à distância
Aprendizagem
Plataformas computacionais para ensino à distância
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Número: 1302
Data de publicação: 31-Dez-2002
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, C. et al. Um survol sobre teorias de aprendizagem: modelos dinâmicos de plataformas de EAD. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 14 p. (Relatório Técnico, 13/02)
Aparece nas coleções:Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13_02_000613398.pdf885.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.