Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19710
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A definição da base de cálculo do adicional de insalubridade após a promulgação da Constituição Federal de 1988
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Ana Carolina Barbosa de
Orientador: Garcia, Ivan Simões
Resumo: Este trabalho analisa o posicionamento do STF frente a ausência de legislação específica sobre a base de cálculo do adicional de insalubridade, após a promulgação da CRFB/1988 e a edição da Súmula Vinculante no 4. Faz-se uma breve análise sobre a origem do Direito do Trabalho e a importância do Meio Ambiente do Trabalho equilibrado e sadio. Partindo do conceito e caracterização da insalubridade, é analisado o papel do Ministério do Trabalho na disciplina do adicional de insalubridade e a possibilidade de neutralização e eliminação do risco. Visando aprimorar o estudo sobre o impacto da edição de súmula vinculante no ambiente jurídico, são apontadas as características e a origem das súmulas no Brasil e seu posterior desenvolvimento até a atualidade. Apresentam-se os métodos de solução de conflitos individuais, enfatizando a negociação coletiva e sua importância perante a ausência de legislação infraconstitucional específica sobre direitos consagrados em certos diplomas legais. Mediante análises jurisprudenciais, será abordada a atual posição do STF sobre a legalidade do salário mínimo como base de cálculo para o adicional de insalubridade após a proibição de sua vinculação expressa no inciso IV do artigo 7º da Magna Carta, examinando ainda seu impacto na vida dos trabalhadores e empregadores.
Palavras-chave: Insalubridade
Base de Cálculo
Salário Mínimo
Ausência de Lei Específica
Meio Ambiente do Trabalho
Insalubrity
Calculating Basis
Minimum Wage
Absence of Specific Law
Work Environment
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Ana Carolina Barbosa de. A definição da base de cálculo do adicional de insalubridade após a promulgação da Constituição Federal de 1988. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACBSouza.pdf920.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.