Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19828
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paes, Emiliano Rodrigues Brunet Depolli | - |
dc.contributor.author | Santos, Laiane Belfort dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T18:51:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:52Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Laiane Belfort dos. Educação especial: uma análise da normatização relativa ao profissional de apoio à inclusão escolar. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19828 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Normatização | pt_BR |
dc.subject | Profissional de Apoio à Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Special Education | pt_BR |
dc.subject | Normatization | pt_BR |
dc.subject | School Inclusion Support Professional | pt_BR |
dc.title | Educação especial: uma análise da normatização relativa ao profissional de apoio à inclusão escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8520406366813912 | pt_BR |
dc.description.resumo | O paradigma da inclusão promoveu profundas transformações nas concepções sociais relativas às pessoas com deficiência e, consequentemente, nos textos normativos e políticas públicas desenvolvidas para esse público. Percorrendo a trajetória da educação especial, que culmina no advento da inclusão, após as fases de exclusão, segregação e integração, analisa-se no interior da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, bem como em documentos legais e orientações governamentais, a normatização do direito ao profissional de apoio à inclusão escolar, também chamado de cuidador ou mediador. O objetivo do trabalho é verificar se o Poder Público densificou normativamente este direito ao ponto de torná-lo exigível, ou seja, sem omissões legais ou textos dúbios capazes de obstaculizar sua efetivação e, em última instância, inviabilizar o próprio direito constitucional à educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LBSantos.pdf | 409.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.