Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRett, Lucimara-
dc.contributor.authorBarboza, Adriana Sardinha Costa Marins-
dc.date.accessioned2023-03-06T19:49:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:52Z-
dc.date.issued2023-01-11-
dc.identifier.citationBARBOZA, Adriana Sardinha Costa Marins. Quando um Outback adentrou os becos do Rio de Janeiro: influências socioculturais nos atos de consumo da marca genérica carioca Outbêco Strokehouse. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19834-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectOutbêco Strokehousept_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.titleQuando um Outback adentrou os becos do Rio de Janeiro: influências socioculturais nos atos de consumo da marca genérica carioca Outbêco Strokehousept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Mônica Machado-
dc.contributor.referee2Azevedo, Sandro Tôrres de-
dc.description.resumoTem sido observado um crescente número de versões genéricas de marcas reconhecidas em diversos setores do mercado e, na cidade do Rio de Janeiro, do mesmo modo, versões genéricas de algumas redes nacionalmente difundidas. Neste contexto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo central de elencar se existem e quais são as influências socioculturais nos atos de consumo da marca carioca genérica e periférica Outbêco Strokehouse. A pesquisa qualitativa e exploratória consiste, portanto, em um estudo de caso da rede de restaurantes carioca e tem aporte de referenciais baseados na Teoria da Cultura do Consumo (BAUDRILLARD, 2003; ARNOULD; THOMPSON, 2005; RAVASI; RINDOVA, 2013), no advento do Prossumidor (TOFFLER, 1980; KOTLER, 1986; RITZER; JURGENSON, 2010) e na Publicidade Social (SALDANHA, 2019; 2021). Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada com o fundador do Outbêco e de uma roda de conversa, da qual participaram seis consumidores assíduos da marca, com faixa etária de 20 a 29 anos, vinculados a grupos de redes sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e com escolaridade a partir do nível superior incompleto. As análises consideraram o custo-benefício, a região onde a marca é presente, a identificação de aspectos culturais periféricos, a ambientação, a familiaridade com os produtos e serviços e o atendimento de algumas demandas sociais, como principais fatores influenciadores na relação consumidor-marca investigada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABarboza.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.