Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19834
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Quando um Outback adentrou os becos do Rio de Janeiro: influências socioculturais nos atos de consumo da marca genérica carioca Outbêco Strokehouse
Autor(es)/Inventor(es): Barboza, Adriana Sardinha Costa Marins
Orientador: Rett, Lucimara
Resumo: Tem sido observado um crescente número de versões genéricas de marcas reconhecidas em diversos setores do mercado e, na cidade do Rio de Janeiro, do mesmo modo, versões genéricas de algumas redes nacionalmente difundidas. Neste contexto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo central de elencar se existem e quais são as influências socioculturais nos atos de consumo da marca carioca genérica e periférica Outbêco Strokehouse. A pesquisa qualitativa e exploratória consiste, portanto, em um estudo de caso da rede de restaurantes carioca e tem aporte de referenciais baseados na Teoria da Cultura do Consumo (BAUDRILLARD, 2003; ARNOULD; THOMPSON, 2005; RAVASI; RINDOVA, 2013), no advento do Prossumidor (TOFFLER, 1980; KOTLER, 1986; RITZER; JURGENSON, 2010) e na Publicidade Social (SALDANHA, 2019; 2021). Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada com o fundador do Outbêco e de uma roda de conversa, da qual participaram seis consumidores assíduos da marca, com faixa etária de 20 a 29 anos, vinculados a grupos de redes sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e com escolaridade a partir do nível superior incompleto. As análises consideraram o custo-benefício, a região onde a marca é presente, a identificação de aspectos culturais periféricos, a ambientação, a familiaridade com os produtos e serviços e o atendimento de algumas demandas sociais, como principais fatores influenciadores na relação consumidor-marca investigada.
Palavras-chave: Consumo
Outbêco Strokehouse
Periferia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Jan-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARBOZA, Adriana Sardinha Costa Marins. Quando um Outback adentrou os becos do Rio de Janeiro: influências socioculturais nos atos de consumo da marca genérica carioca Outbêco Strokehouse. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABarboza.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.