Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19834
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Quando um Outback adentrou os becos do Rio de Janeiro: influências socioculturais nos atos de consumo da marca genérica carioca Outbêco Strokehouse
Author(s)/Inventor(s): Barboza, Adriana Sardinha Costa Marins
Advisor: Rett, Lucimara
Abstract: Tem sido observado um crescente número de versões genéricas de marcas reconhecidas em diversos setores do mercado e, na cidade do Rio de Janeiro, do mesmo modo, versões genéricas de algumas redes nacionalmente difundidas. Neste contexto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo central de elencar se existem e quais são as influências socioculturais nos atos de consumo da marca carioca genérica e periférica Outbêco Strokehouse. A pesquisa qualitativa e exploratória consiste, portanto, em um estudo de caso da rede de restaurantes carioca e tem aporte de referenciais baseados na Teoria da Cultura do Consumo (BAUDRILLARD, 2003; ARNOULD; THOMPSON, 2005; RAVASI; RINDOVA, 2013), no advento do Prossumidor (TOFFLER, 1980; KOTLER, 1986; RITZER; JURGENSON, 2010) e na Publicidade Social (SALDANHA, 2019; 2021). Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada com o fundador do Outbêco e de uma roda de conversa, da qual participaram seis consumidores assíduos da marca, com faixa etária de 20 a 29 anos, vinculados a grupos de redes sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e com escolaridade a partir do nível superior incompleto. As análises consideraram o custo-benefício, a região onde a marca é presente, a identificação de aspectos culturais periféricos, a ambientação, a familiaridade com os produtos e serviços e o atendimento de algumas demandas sociais, como principais fatores influenciadores na relação consumidor-marca investigada.
Keywords: Consumo
Outbêco Strokehouse
Periferia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOZA, Adriana Sardinha Costa Marins. Quando um Outback adentrou os becos do Rio de Janeiro: influências socioculturais nos atos de consumo da marca genérica carioca Outbêco Strokehouse. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABarboza.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.