Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19889
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Gustavo Vaz de Mello | - |
dc.contributor.author | Gomes, Rodrigo Caride | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T19:24:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Rodrigo Caride. Metodologias de ensino para mecânica dos solos e geotecnia: visão tradicional e contemporânea: estudo de caso a partir de uma pesquisa exploratória. 2022. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19889 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes curriculares nacionais | pt_BR |
dc.subject | Geotecnia | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil -- estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | National curricular guidelines | pt_BR |
dc.subject | Geotechnics | pt_BR |
dc.subject | Civil engineering - learning and teaching | pt_BR |
dc.title | Metodologias de ensino para mecânica dos solos e geotecnia: visão tradicional e contemporânea: estudo de caso a partir de uma pesquisa exploratória | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3614907040658759 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6454451742336343 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, Luemy Ávila Santos | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0715191796307161 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Marcio José de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0348923590713594 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paiva, Eduardo Nazareth | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4846935782635022 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Gimenez, Irene Olga Puerto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1334439644867129 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como proposta fortalecer a hipótese-argumento de que uma educação problematizadora, autoral e significativa agrega no desenvolvimento de uma educação integral do estudante de Engenharia como prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), com um olhar voltado para experiências nas áreas de geotecnia e fundações. São analisados trabalhos e projetos de algumas universidades, bem como experiências diversas na UFRJ Macaé, com a complementação de relatos de dois discentes e um docente por entrevistas semiestruturada, tendo como perspectiva uma abordagem de pesquisa qualitativa em educação. A partir desse material buscou-se discutir como metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem proporcionar experiências educativas mais próximas a realidade do mundo e aos diferentes contextos e problemas enfrentados na vivência profissional. Com as situações analisados, principalmente associados a UFRJ/Macaé, foi possível perceber efeitos positivos no aprendizado dos discentes de uma forma geral. É notável, que a boa relação entre educador e educando foi importante nessas experiências. Sendo, em usa maioria, mais satisfatório para os envolvidos, mesmo ao se deparar com os desafios de implementação e experimentação de novas práticas educacionais. Independente das mudanças impostas pelas novas DCN’s a transformação da educação hegemônica vigente é um desafio a ser discutido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Politécnico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RDGOMES.pdf | 3.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.