Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Gustavo Vaz de Mello-
dc.contributor.authorGomes, Rodrigo Caride-
dc.date.accessioned2023-03-14T19:24:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:17Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationGOMES, Rodrigo Caride. Metodologias de ensino para mecânica dos solos e geotecnia: visão tradicional e contemporânea: estudo de caso a partir de uma pesquisa exploratória. 2022. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19889-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectEngenharia civil -- estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNational curricular guidelinespt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectCivil engineering - learning and teachingpt_BR
dc.titleMetodologias de ensino para mecânica dos solos e geotecnia: visão tradicional e contemporânea: estudo de caso a partir de uma pesquisa exploratóriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3614907040658759pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6454451742336343pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Luemy Ávila Santos-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0715191796307161pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Marcio José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0348923590713594pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Eduardo Nazareth-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4846935782635022pt_BR
dc.contributor.referee3Gimenez, Irene Olga Puerto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1334439644867129pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como proposta fortalecer a hipótese-argumento de que uma educação problematizadora, autoral e significativa agrega no desenvolvimento de uma educação integral do estudante de Engenharia como prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), com um olhar voltado para experiências nas áreas de geotecnia e fundações. São analisados trabalhos e projetos de algumas universidades, bem como experiências diversas na UFRJ Macaé, com a complementação de relatos de dois discentes e um docente por entrevistas semiestruturada, tendo como perspectiva uma abordagem de pesquisa qualitativa em educação. A partir desse material buscou-se discutir como metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem proporcionar experiências educativas mais próximas a realidade do mundo e aos diferentes contextos e problemas enfrentados na vivência profissional. Com as situações analisados, principalmente associados a UFRJ/Macaé, foi possível perceber efeitos positivos no aprendizado dos discentes de uma forma geral. É notável, que a boa relação entre educador e educando foi importante nessas experiências. Sendo, em usa maioria, mais satisfatório para os envolvidos, mesmo ao se deparar com os desafios de implementação e experimentação de novas práticas educacionais. Independente das mudanças impostas pelas novas DCN’s a transformação da educação hegemônica vigente é um desafio a ser discutido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RDGOMES.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.