Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19889
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Metodologias de ensino para mecânica dos solos e geotecnia: visão tradicional e contemporânea: estudo de caso a partir de uma pesquisa exploratória |
Autor(es)/Inventor(es): | Gomes, Rodrigo Caride |
Orientador: | Guimarães, Gustavo Vaz de Mello |
Coorientador: | Silva, Luemy Ávila Santos |
Resumo: | O presente trabalho tem como proposta fortalecer a hipótese-argumento de que uma educação problematizadora, autoral e significativa agrega no desenvolvimento de uma educação integral do estudante de Engenharia como prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), com um olhar voltado para experiências nas áreas de geotecnia e fundações. São analisados trabalhos e projetos de algumas universidades, bem como experiências diversas na UFRJ Macaé, com a complementação de relatos de dois discentes e um docente por entrevistas semiestruturada, tendo como perspectiva uma abordagem de pesquisa qualitativa em educação. A partir desse material buscou-se discutir como metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem proporcionar experiências educativas mais próximas a realidade do mundo e aos diferentes contextos e problemas enfrentados na vivência profissional. Com as situações analisados, principalmente associados a UFRJ/Macaé, foi possível perceber efeitos positivos no aprendizado dos discentes de uma forma geral. É notável, que a boa relação entre educador e educando foi importante nessas experiências. Sendo, em usa maioria, mais satisfatório para os envolvidos, mesmo ao se deparar com os desafios de implementação e experimentação de novas práticas educacionais. Independente das mudanças impostas pelas novas DCN’s a transformação da educação hegemônica vigente é um desafio a ser discutido. |
Palavras-chave: | Diretrizes curriculares nacionais Geotecnia Engenharia civil -- estudo e ensino National curricular guidelines Geotechnics Civil engineering - learning and teaching |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Unidade produtora: | Instituto Politécnico |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 31-Ago-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | GOMES, Rodrigo Caride. Metodologias de ensino para mecânica dos solos e geotecnia: visão tradicional e contemporânea: estudo de caso a partir de uma pesquisa exploratória. 2022. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RDGOMES.pdf | 3.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.