Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19889
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Metodologias de ensino para mecânica dos solos e geotecnia: visão tradicional e contemporânea: estudo de caso a partir de uma pesquisa exploratória
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Rodrigo Caride
Orientador: Guimarães, Gustavo Vaz de Mello
Coorientador: Silva, Luemy Ávila Santos
Resumo: O presente trabalho tem como proposta fortalecer a hipótese-argumento de que uma educação problematizadora, autoral e significativa agrega no desenvolvimento de uma educação integral do estudante de Engenharia como prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), com um olhar voltado para experiências nas áreas de geotecnia e fundações. São analisados trabalhos e projetos de algumas universidades, bem como experiências diversas na UFRJ Macaé, com a complementação de relatos de dois discentes e um docente por entrevistas semiestruturada, tendo como perspectiva uma abordagem de pesquisa qualitativa em educação. A partir desse material buscou-se discutir como metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem proporcionar experiências educativas mais próximas a realidade do mundo e aos diferentes contextos e problemas enfrentados na vivência profissional. Com as situações analisados, principalmente associados a UFRJ/Macaé, foi possível perceber efeitos positivos no aprendizado dos discentes de uma forma geral. É notável, que a boa relação entre educador e educando foi importante nessas experiências. Sendo, em usa maioria, mais satisfatório para os envolvidos, mesmo ao se deparar com os desafios de implementação e experimentação de novas práticas educacionais. Independente das mudanças impostas pelas novas DCN’s a transformação da educação hegemônica vigente é um desafio a ser discutido.
Palavras-chave: Diretrizes curriculares nacionais
Geotecnia
Engenharia civil -- estudo e ensino
National curricular guidelines
Geotechnics
Civil engineering - learning and teaching
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Unidade produtora: Instituto Politécnico
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 31-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Rodrigo Caride. Metodologias de ensino para mecânica dos solos e geotecnia: visão tradicional e contemporânea: estudo de caso a partir de uma pesquisa exploratória. 2022. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDGOMES.pdf3.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.