Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19889
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Metodologias de ensino para mecânica dos solos e geotecnia: visão tradicional e contemporânea: estudo de caso a partir de uma pesquisa exploratória
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Rodrigo Caride
Tutor: Guimarães, Gustavo Vaz de Mello
Tutor : Silva, Luemy Ávila Santos
Resumen: O presente trabalho tem como proposta fortalecer a hipótese-argumento de que uma educação problematizadora, autoral e significativa agrega no desenvolvimento de uma educação integral do estudante de Engenharia como prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), com um olhar voltado para experiências nas áreas de geotecnia e fundações. São analisados trabalhos e projetos de algumas universidades, bem como experiências diversas na UFRJ Macaé, com a complementação de relatos de dois discentes e um docente por entrevistas semiestruturada, tendo como perspectiva uma abordagem de pesquisa qualitativa em educação. A partir desse material buscou-se discutir como metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem proporcionar experiências educativas mais próximas a realidade do mundo e aos diferentes contextos e problemas enfrentados na vivência profissional. Com as situações analisados, principalmente associados a UFRJ/Macaé, foi possível perceber efeitos positivos no aprendizado dos discentes de uma forma geral. É notável, que a boa relação entre educador e educando foi importante nessas experiências. Sendo, em usa maioria, mais satisfatório para os envolvidos, mesmo ao se deparar com os desafios de implementação e experimentação de novas práticas educacionais. Independente das mudanças impostas pelas novas DCN’s a transformação da educação hegemônica vigente é um desafio a ser discutido.
Materia: Diretrizes curriculares nacionais
Geotecnia
Engenharia civil -- estudo e ensino
National curricular guidelines
Geotechnics
Civil engineering - learning and teaching
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Unidade de producción: Instituto Politécnico
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 31-ago-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOMES, Rodrigo Caride. Metodologias de ensino para mecânica dos solos e geotecnia: visão tradicional e contemporânea: estudo de caso a partir de uma pesquisa exploratória. 2022. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RDGOMES.pdf3.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.