Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19984
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A casa: relato de um projeto integrado na educação infantil
Autor(es)/Inventor(es): Moreno, Juliana Reis Pompeu Bastos
Orientador: Santos, Núbia de Oliveira
Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre o lugar da arte em um ensino e aprendizagem sensível e significativo na Educação Infantil, com seu uso da metodologia da Pedagogia de Projetos. Tomando como base a prática pessoal nos últimos quatro anos como professora auxiliar da primeira infância em uma escola particular localizada na zona sul do Rio de Janeiro, somado a um suporte teórico que estuda essa área do conhecimento, procurou-se refletir sobre como a vivência em experiências artísticas dentro da Pedagogia de Projetos pode auxiliar na formação de uma educação integral com abordagem transdisciplinar. A partir da análise de um relato de experiência em uma escola de Educação Infantil, foi possível observar por exemplo, um grande aproveitamento, engajamento e interesse das crianças, em pesquisar a partir de um tema específico, assuntos que se conectam às diversas áreas do conhecimento através da linguagem artística.
Palavras-chave: Educação infantil
Arte na educação
Pedagogia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Abr-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MORENO, Juliana Reis Pompeu Bastos. A casa: relato de um projeto integrado na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMoreno.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.