Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19984
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Moreno, Juliana Reis Pompeu Bastos | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T20:10:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
dc.identifier.citation | MORENO, Juliana Reis Pompeu Bastos. A casa: relato de um projeto integrado na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19984 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | A casa: relato de um projeto integrado na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.referee2 | Delgado, Adriana Patrício | - |
dc.contributor.referee3 | Lanzillotta, Aline Souza Oliveira | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca refletir sobre o lugar da arte em um ensino e aprendizagem sensível e significativo na Educação Infantil, com seu uso da metodologia da Pedagogia de Projetos. Tomando como base a prática pessoal nos últimos quatro anos como professora auxiliar da primeira infância em uma escola particular localizada na zona sul do Rio de Janeiro, somado a um suporte teórico que estuda essa área do conhecimento, procurou-se refletir sobre como a vivência em experiências artísticas dentro da Pedagogia de Projetos pode auxiliar na formação de uma educação integral com abordagem transdisciplinar. A partir da análise de um relato de experiência em uma escola de Educação Infantil, foi possível observar por exemplo, um grande aproveitamento, engajamento e interesse das crianças, em pesquisar a partir de um tema específico, assuntos que se conectam às diversas áreas do conhecimento através da linguagem artística. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JMoreno.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.