Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19984
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A casa: relato de um projeto integrado na educação infantil |
Author(s)/Inventor(s): | Moreno, Juliana Reis Pompeu Bastos |
Advisor: | Santos, Núbia de Oliveira |
Abstract: | O presente trabalho busca refletir sobre o lugar da arte em um ensino e aprendizagem sensível e significativo na Educação Infantil, com seu uso da metodologia da Pedagogia de Projetos. Tomando como base a prática pessoal nos últimos quatro anos como professora auxiliar da primeira infância em uma escola particular localizada na zona sul do Rio de Janeiro, somado a um suporte teórico que estuda essa área do conhecimento, procurou-se refletir sobre como a vivência em experiências artísticas dentro da Pedagogia de Projetos pode auxiliar na formação de uma educação integral com abordagem transdisciplinar. A partir da análise de um relato de experiência em uma escola de Educação Infantil, foi possível observar por exemplo, um grande aproveitamento, engajamento e interesse das crianças, em pesquisar a partir de um tema específico, assuntos que se conectam às diversas áreas do conhecimento através da linguagem artística. |
Keywords: | Educação infantil Arte na educação Pedagogia |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 25-Apr-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | MORENO, Juliana Reis Pompeu Bastos. A casa: relato de um projeto integrado na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JMoreno.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.