Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20067
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Relato da construção de um livro-jogo abordando epidemias do início do século XX como recurso didático para educação em saúde
Author(s)/Inventor(s): Silva, Paula Lohayne
Advisor: Abreu, Paula Alvarez
Abstract: Role-Playing Game (RPG) ou Jogo de Interpretação é um jogo de faz-de-conta. No formato tradicional ou de mesa, o mestre narra a história e os jogadores participam com seus personagens e através das interações criam uma história. Esta prática pode contribuir para novos aprendizados, raciocínio, despertar o interesse, curiosidade e motivar o aluno. Diante disso, este trabalho apresenta o relato da construção de um livro-jogo de RPG para educação em saúde abordando epidemias que acometeram o Brasil em 1900. A validação do livro-jogo foi realizada através da aplicação do jogo e posterior avaliação de seus atributos, onde o julgamento e as percepções dos participantes sobre o jogo foram coletados por meio de um formulário e uma roda de conversas. Através das informações coletadas, foi feita uma análise das possíveis melhorias e foram feitas as modificações. Após as modificações, o jogo foi considerado validado, demonstrando ser promissor para educação em saúde. Verificou-se que o livro-jogo mostrou resultados positivos na avaliação, todos conseguiram citar as medidas de prevenção das doenças abordadas e estabeleceram correlações com a situação atual.
Keywords: RPG (Role-playing game)
Epidemias
Ensino-aprendizagem
Educação em saúde
Epidemics
Teaching-learning
Health education
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Paula Lohayne. Relato da construção de um livro-jogo abordando epidemias do início do século XX como recurso didático para educação em saúde. 2021. 155 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLSilva.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.