Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2006
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo
Autor(es)/Inventor(es): Faria, Daniel Sá Fortes Gullino de
Orientador: Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
Resumo: Retrata como o crowdfunding tem sido utilizado no jornalismo brasileiro, para tentar entender se ele pode ser encarado como um método de financiamento alternativo, no contexto do desmonte do modelo de negócios da imprensa tradicional. Além de apresentar a origem do crowdfunding e as suas principais aplicações, serão relatadas algumas das iniciativas mais significativas realizadas no jornalismo. Também será realizado um estudo de caso sobre a “Agência Pública”, uma das referências em financiamento coletivo no Brasil, por ter realizado duas das campanhas mais bem-sucedidas do país. Uma análise será feita sobre de que forma o crowdfunding se insere no modelo de negócios da “Pública”, para testar sua viabilidade futura no jornalismo.
Palavras-chave: Jornalismo
Internet
Crowdfunding
Financiamento coletivo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FARIA, Daniel Sá Fortes Gullino. O crowdfunding como uma alternativa à crise de financiamento do jornalismo. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DFaria.pdf761.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.