Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/20095
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A pandemia da Covid-19 e a educação: as relações sociais entre professores e alunos a partir da análise da narrativa de uma professora de língua portuguesa da rede pública de educação do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Rapozo, Ana Beatriz Alves |
Orientador: | Santos, William Soares dos |
Resumo: | O presente trabalho analisa como a pandemia da Covid-19 influenciou a relação professor-aluno na construção do aluno como sujeito social. Para isso, foram considerados pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, mais precisamente dos conceitos de Luiz Paulo Moita Lopes, tendo em vista sua preocupação com a criação de discursos por sujeitos sociais. O trabalho também apresenta, como metodologia, uma entrevista com uma professora de Língua Portuguesa da rede municipal do Rio de Janeiro com a finalidade de analisar sua narrativa em relação ao tema proposto para, assim, identificar as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos durante o isolamento social. |
Palavras-chave: | COVID-19 Relação professor-aluno Análise do discurso |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Italiano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABARapozo.pdf | 333.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.