Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20240
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Sobre a integrabilidade dos problemas de Euler e Stormer
Autor(es)/Inventor(es): Coelho, Luis Antônio Amaro
Tutor: Stuchi, Teresinha de Jesus
Resumen: A questão de determinar se um dado sistema de equações diferenciais hamiltonianas é ou não integrável, é uma antiga questão para a Mecânica Clássica. A existência de tais sistemas é importante em si e para a teoria de perturbações. Tratamos aqui de estudar o problema de dois centros fixos inventado e estudado por Euler sob vários pontos de vista no que concerne a sua integrabilidade. Usamos para isto o critério de Morales-Ramis que é o mais recente teorema sobre o assunto, para potenciais homogêneos. Estudamos também, por completeza de metodologia, um outro exemplo, a saber, o problema de Stormer, cujo potencial não é homogêneo. Podemos assim estudar um critério de integrabilidade mais geral, devido a Churchill e Rod e a Morales-Ramis. Abrimos com isto perspectivas para o tratamento de outros problemas fisicamente relevantes e uma possível extensão destes teoremas a classes mais gerais de sistemas.
Materia: Astronomia dinâmica
Dynamical astronomy
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade de producción: Observatório do Valongo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-jul-2003
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : COELHO, Luis Antônio Amaro. Sobre a integrabilidade dos problemas de Euler e Stormer. 2003. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
Aparece en las colecciones: Astronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LAACoelho.pdf8.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.