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dc.contributor.advisorMelo, Lauro Luís Martins Medeiros de-
dc.contributor.authorSá, Nathaly Corrêa de-
dc.date.accessioned2023-05-09T13:45:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:24Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20382-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia de alimentospt_BR
dc.subjectTestes sensoriaispt_BR
dc.titleEfeito das atitudes dos consumidores sobre a aceitação de alimentos e bebidas com diferentes graus de industrializaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0578424395609505pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6330170976799502pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Eveline Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7327058817868453pt_BR
dc.contributor.referee2Marcellini, Aline de Mota Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2475717997584713pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Inayara Beatriz Araujo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4031503350134336pt_BR
dc.description.resumoQuestões do ambiente externo, de saúde e as informações que o consumidor possui acerca de determinado alimento podem influenciar seu processo de escolha e compra, dependendo da relevância que ele dará para essas informações. O comportamento humano pode sofrer influência de fatores como: atitude, hábito, valores, crenças e normas sociais. Os valores e crenças são vistos como o grupo responsável pela construção da atitude, e esta afeta diretamente o comportamento, podendo ser usados para explicar a escolha do consumidor. Como o grau de industrialização dos alimentos pode afetar a aceitação dos mesmos com a influência das atitudes e crenças dos consumidores, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito das atitudes dos consumidores sobre a aceitação de amostras com diferentes graus de industrialização a partir de um teste de ordenação e de aceitação, além da aplicação dos dados atitudinais. Utilizando os resultados obtidos em ambos os testes, pode-se avaliar a relação existente entre o efeito das atitudes e a aceitação das amostras, por meio de ANOVA, teste t de Student e realizar análise de segmentação. Os resultados obtidos indicam que diferentes níveis atitudinais dos consumidores podem levar a diferenças nas aceitações (p<0,05) para um mesmo alimento ou amostra. Dessa forma, foram encontrados significativos efeitos negativos para a amostra de refrigerante, percebida como de maior grau de industrialização pelos consumidores, referente, por exemplo, às variáveis atitudinais de Interesse em produtos naturais e Escolha saudável, causando uma diminuição na aceitação do alimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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