Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20382
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Efeito das atitudes dos consumidores sobre a aceitação de alimentos e bebidas com diferentes graus de industrialização
Autor(es)/Inventor(es): Sá, Nathaly Corrêa de
Tutor: Melo, Lauro Luís Martins Medeiros de
Resumen: Questões do ambiente externo, de saúde e as informações que o consumidor possui acerca de determinado alimento podem influenciar seu processo de escolha e compra, dependendo da relevância que ele dará para essas informações. O comportamento humano pode sofrer influência de fatores como: atitude, hábito, valores, crenças e normas sociais. Os valores e crenças são vistos como o grupo responsável pela construção da atitude, e esta afeta diretamente o comportamento, podendo ser usados para explicar a escolha do consumidor. Como o grau de industrialização dos alimentos pode afetar a aceitação dos mesmos com a influência das atitudes e crenças dos consumidores, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito das atitudes dos consumidores sobre a aceitação de amostras com diferentes graus de industrialização a partir de um teste de ordenação e de aceitação, além da aplicação dos dados atitudinais. Utilizando os resultados obtidos em ambos os testes, pode-se avaliar a relação existente entre o efeito das atitudes e a aceitação das amostras, por meio de ANOVA, teste t de Student e realizar análise de segmentação. Os resultados obtidos indicam que diferentes níveis atitudinais dos consumidores podem levar a diferenças nas aceitações (p<0,05) para um mesmo alimento ou amostra. Dessa forma, foram encontrados significativos efeitos negativos para a amostra de refrigerante, percebida como de maior grau de industrialização pelos consumidores, referente, por exemplo, às variáveis atitudinais de Interesse em produtos naturais e Escolha saudável, causando uma diminuição na aceitação do alimento.
Materia: Tecnologia de alimentos
Testes sensoriais
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOS
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia de Alimentos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NCSá.pdf405.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.