Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/20454
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Simulação de um perfurador de cartões em realidade virtual |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Carlos Eduardo Andrade da |
Tutor: | Bastos, Valeria Menezes |
Resumen: | Museus podem não ter acesso a todos os recursos necessários para a aquisição e manutenção dos artefatos que gostariam de exibir. Uma solução para este problema pode ser encontrada na adoção da realidade virtual. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma exibição em realidade virtual e examinar sua efetividade em educar e fomentar interesse no artefato simulado e no museu que adotou essa tecnologia. Mais especificamente, o funcionamento de um keypunch IBM 029 funcional foi simulado. A qualidade da simulação é medida por meio de um questionário, tanto a presença durante a experiência virtual quanto correlações entre presença e qualidade da exibição são investigadas. A exibição obteve sucesso em aumentar o interesse em ambos, a máquina simulada e o museu, sendo caracterizada pelos participantes na testagem como uma experiência satisfatória e educativa. Uma correlação significativa não foi encontrada entre a presença sentida pelos participantes e sua qualidade relatada. Os resultados indicam que essa tecnologia é digna de maior investimento para museus que desejem enriquecer suas exibições e atrair um público maior. |
Materia: | Realidade virtual História da computação |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade de producción: | Instituto de Computação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 3-mar-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEASilva.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.