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dc.contributor.advisorBastos, Valeria Menezes-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Eduardo Andrade da-
dc.date.accessioned2023-05-12T17:18:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:25Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20454-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectHistória da computaçãopt_BR
dc.titleSimulação de um perfurador de cartões em realidade virtualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6948667770415330pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Paulo Henrique de Aguiar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5269625574293250pt_BR
dc.contributor.referee2Motta, Claudia Lage Rebello da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0774464575739440pt_BR
dc.contributor.referee3Vasconcelos, Nelson Quilula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632539543906386pt_BR
dc.description.resumoMuseus podem não ter acesso a todos os recursos necessários para a aquisição e manutenção dos artefatos que gostariam de exibir. Uma solução para este problema pode ser encontrada na adoção da realidade virtual. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma exibição em realidade virtual e examinar sua efetividade em educar e fomentar interesse no artefato simulado e no museu que adotou essa tecnologia. Mais especificamente, o funcionamento de um keypunch IBM 029 funcional foi simulado. A qualidade da simulação é medida por meio de um questionário, tanto a presença durante a experiência virtual quanto correlações entre presença e qualidade da exibição são investigadas. A exibição obteve sucesso em aumentar o interesse em ambos, a máquina simulada e o museu, sendo caracterizada pelos participantes na testagem como uma experiência satisfatória e educativa. Uma correlação significativa não foi encontrada entre a presença sentida pelos participantes e sua qualidade relatada. Os resultados indicam que essa tecnologia é digna de maior investimento para museus que desejem enriquecer suas exibições e atrair um público maior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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