Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20454
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Simulação de um perfurador de cartões em realidade virtual
Author(s)/Inventor(s): Silva, Carlos Eduardo Andrade da
Advisor: Bastos, Valeria Menezes
Abstract: Museus podem não ter acesso a todos os recursos necessários para a aquisição e manutenção dos artefatos que gostariam de exibir. Uma solução para este problema pode ser encontrada na adoção da realidade virtual. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma exibição em realidade virtual e examinar sua efetividade em educar e fomentar interesse no artefato simulado e no museu que adotou essa tecnologia. Mais especificamente, o funcionamento de um keypunch IBM 029 funcional foi simulado. A qualidade da simulação é medida por meio de um questionário, tanto a presença durante a experiência virtual quanto correlações entre presença e qualidade da exibição são investigadas. A exibição obteve sucesso em aumentar o interesse em ambos, a máquina simulada e o museu, sendo caracterizada pelos participantes na testagem como uma experiência satisfatória e educativa. Uma correlação significativa não foi encontrada entre a presença sentida pelos participantes e sua qualidade relatada. Os resultados indicam que essa tecnologia é digna de maior investimento para museus que desejem enriquecer suas exibições e atrair um público maior.
Keywords: Realidade virtual
História da computação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Production unit: Instituto de Computação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Mar-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CEASilva.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.