Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20607
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Incidência de ICMS sobre valor pago a título de demanda contratada de potência: estudo de caso do tema nº 176 do STF
Author(s)/Inventor(s): Farias, Júlia Garcia
Advisor: Maneira, Eduardo
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo central a análise do RE nº 593.824/SC, cuja repercussão geral o tornou leading case do Tema nº 176 do Supremo Tribunal Federal - Inclusão dos valores pagos a título de “demanda contratada” na base de cálculo do ICMS sobre operações envolvendo energia elétrica. Essa discussão concentra-se no cenário envolvendo os grandes consumidores, que firmam contratos de demanda com as concessionárias de energia elétrica. Nessa perspectiva, o ICMS é um tributo que depende da circulação de mercadoria para sua incidência, enquanto energia elétrica e potência elétrica apresentam-se como grandezas físicas distintas. A partir disso, a incidência sobre um valor que não representa um bem, nem uma circulação, é contraditória à definição do ICMS em si, bem como o poder de tributar ou a competência legislativa. Com a aplicação de doutrina desde o início dos anos 2000, comentase a decisão proferida, junto aos demais votos, bem como o julgamento final de Embargos de Declaração opostos. Portanto, busca-se realizar a análise, indicando se a decisão de mérito proferida está de acordo com o Direito, e tecer comentários acerca da sua capacidade de sanar dúvidas acerca do tema no campo jurídico teórico e prático, incluindo uma análise dos termos utilizados.
Keywords: ICMS
Potência Elétrica
Energia Elétrica
Demanda Contratada
Tax on Circulation of Goods and Services
Electrical Energy Power
Electrical Energy
Contracted Demand
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FARIAS, Júlia Garcia. Incidência de ICMS sobre valor pago a título de demanda contratada de potência: estudo de caso do tema nº 176 do STF. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JGFarias.pdf408.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.