Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/20754
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Estudo sobre o uso racional de medicamentos em disciplinas de cursos da área de saúde do Brasil |
Autor(es)/Inventor(es): | Paes, Anny Edwards de Lima |
Tutor: | Rennó, Magdalena Nascimento |
Resumen: | Em todo o mundo, crescem as evidências do impacto dos problemas relacionados ao uso irracional de medicamentos sobre a população e os sistemas de saúde, tornando necessário o desenvolvimento de políticas para a promoção do seu uso racional. O uso racional de medicamentos (URM) consiste no usuário receber o medicamento correto, na dose correta, com tempo de tratamento adequado e ao menor custo. Neste contexto, é importante a abordagem de temas relacionados ao URM, na formação de profissionais da área da saúde. O objetivo deste estudo é identificar a inserção de temas relacionados ao URM nas disciplinas dos cursos de enfermagem, farmácia, medicina e odontologia, correlacionando os dados encontrados às políticas vigentes e às diretrizes curriculares nacionais. A catalogação dos cursos foi realizada através do seu registro no Portal do Ministério da Educação e Cultura, com posterior análise das disciplinas e ementas fornecidas nos endereços eletrônicos para consulta pública. Foram encontrados 1506 cursos registrados, sendo que a maioria foi de enfermagem (49,5%). Entre os temas relacionados ao URM, abordados pelos cursos, destacam-se o URM, o URM específico para classes terapêuticas, os Protocolos Clínicos e a Política Nacional de Medicamentos. Campanhas educativas são fundamentais para orientar os profissionais da saúde e a população quanto à promoção do URM, portanto, para que os profissionais sejam atuantes é necessária a reavaliação dos currículos de acordo com temas relacionados ao URM. |
Materia: | Política nacional de medicamentos Uso de medicamentos Graduação em saúde – currículo Diretrizes Curriculares Nacionais National drug policy Drug utilization Undergraduate health courses – curriculum National curriculum guidelines |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA |
Unidade de producción: | Instituto de Ciências Farmacêuticas |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | nov-2013 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | PAES, Anny Edwards de Lima. Estudo sobre o uso racional de medicamentos em disciplinas de cursos da área de saúde do Brasil. 2013. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2013. |
Aparece en las colecciones: | Farmácia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AELPaes.pdf | 444.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.