Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/20754
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Estudo sobre o uso racional de medicamentos em disciplinas de cursos da área de saúde do Brasil |
Autor(es)/Inventor(es): | Paes, Anny Edwards de Lima |
Orientador: | Rennó, Magdalena Nascimento |
Resumo: | Em todo o mundo, crescem as evidências do impacto dos problemas relacionados ao uso irracional de medicamentos sobre a população e os sistemas de saúde, tornando necessário o desenvolvimento de políticas para a promoção do seu uso racional. O uso racional de medicamentos (URM) consiste no usuário receber o medicamento correto, na dose correta, com tempo de tratamento adequado e ao menor custo. Neste contexto, é importante a abordagem de temas relacionados ao URM, na formação de profissionais da área da saúde. O objetivo deste estudo é identificar a inserção de temas relacionados ao URM nas disciplinas dos cursos de enfermagem, farmácia, medicina e odontologia, correlacionando os dados encontrados às políticas vigentes e às diretrizes curriculares nacionais. A catalogação dos cursos foi realizada através do seu registro no Portal do Ministério da Educação e Cultura, com posterior análise das disciplinas e ementas fornecidas nos endereços eletrônicos para consulta pública. Foram encontrados 1506 cursos registrados, sendo que a maioria foi de enfermagem (49,5%). Entre os temas relacionados ao URM, abordados pelos cursos, destacam-se o URM, o URM específico para classes terapêuticas, os Protocolos Clínicos e a Política Nacional de Medicamentos. Campanhas educativas são fundamentais para orientar os profissionais da saúde e a população quanto à promoção do URM, portanto, para que os profissionais sejam atuantes é necessária a reavaliação dos currículos de acordo com temas relacionados ao URM. |
Palavras-chave: | Política nacional de medicamentos Uso de medicamentos Graduação em saúde – currículo Diretrizes Curriculares Nacionais National drug policy Drug utilization Undergraduate health courses – curriculum National curriculum guidelines |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA |
Unidade produtora: | Instituto de Ciências Farmacêuticas |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Nov-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | PAES, Anny Edwards de Lima. Estudo sobre o uso racional de medicamentos em disciplinas de cursos da área de saúde do Brasil. 2013. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2013. |
Aparece nas coleções: | Farmácia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AELPaes.pdf | 444.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.