Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20839
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O franchising e a gestão de rotina
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Tiago Lopes de Carvalho
Orientador: La Rovere, Renata Lèbre
Resumo: O crescimento do setor de franchising nos últimos anos é bastante expressivo no mercado brasileiro e mundial. A possibilidade de “compra” do know-how supre a falta de experiência e proporciona segurança, seduzindo o pequeno empreendedor a cada vez mais investir nesse segmento. A presente monografia busca analisar o surgimento desse modelo de franchising e a visão Schumpeteriana da gestão das rotinas organizacionais, desenvolvendo a relação das características existentes entre eles. O resultado final que se espera esclarecer são os motivos pelo insucesso de alguns empreendimentos em franchises, visto que a excelência organizacional das rotinas de uma empresa franqueadora e estabelecida no mercado reduz significativamente o risco associado ao negócio de um novo empreendedor.
Palavras-chave: Franquia
Gestão
Empreendedorismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Tiago Lopes de Carvalho. O franchising e a gestão de rotina. 2010. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLCLima.pdf386.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.