Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2106
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Veganismo e mídia: entre representações e apropriações
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Taiane Cristine Linhares
Tutor: Freire Filho, João
Resumen: Análise do discurso veiculado na grande mídia e na mídia segmentada sobre o veganismo, dando ênfase ainda à representação do estilo de vida feita pelos próprios adeptos em páginas da internet. Reflexão sobre a forma como organizações pró-veganismo têm se apropriado da estética midiática, tentando vender novos hábitos e idéias se utilizando de estratégias criadas para vender produtos e gerar lucros. Através de reportagens se almeja descobrir quais os estereótipos e tabus sobre o veganismo mais presentes na grande mídia e como a publicação segmentada Revista dos Vegetarianos tenta construir seu próprio discurso sobre esse estilo de vida. É dado espaço a um desenvolvimento teórico sobre o conceito “estilo de vida” e à conexão entre mudanças na ordem existencial e lutas de cunho global, com a utilização de teóricos como Anthony Giddens e Michel Foucault. Através de experiência etnográfica no interior de um grupo de veganos, são levantados quais são seus principais conflitos em termos de consumo e suas formas de sociabilidade.
Materia: Veganismo
Mídia
Representação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-dic-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LINHARES, Taiane. Veganismo e mídia: entre representações e apropriações. 2008. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCLPinto.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.