Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21113
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo de viabilidade para produção do candidato a material de referência certificado de ocratoxina A no café torrado e moído
Autor(es)/Inventor(es): Petronilho, Caroline Figueiredo
Orientador: Pereira, Karen Signori
Coorientador: Bandeira, Raquel Duarte da Costa Cunha
Coorientador: Rodrigues, Janaína Marques
Resumo: O café é um produto de significativa importância no cenário nacional e internacional, com legislação específica em relação as suas características e à presença de contaminantes, dentre eles a ocratoxina A (OTA). A ocratoxina A é uma micotoxina produzida por algumas espécies de fungos filamentosos pertencentes ao gênero Aspergillus e Penicillium e é, entre todas as ocratoxinas, a mais tóxica e a mais relevante. No Brasil, o limite máximo de OTA em café torrado é de 10 μg/kg e na União Europeia de 5,0 μg/kg. Portanto, há necessidade de uma medição confiável desse contaminante e para isso requer-se o uso de materiais de referência certificados (MRC). O preparo de um lote candidato a MRC de OTA em café torrado foi realizado no Inmetro, produzindo-se 195 frascos, contendo cada um 50 g de café contaminado com OTA na concentração aproximada de 5 μg/kg. Ao total,10 (dez) frascos foram selecionados de maneira aleatória para serem submetidos ao estudo de homogeneidade e 20 (vinte) frascos para o estudo da temperatura de referência a -20°C e 4 °C, os resultados dos testes de ANOVA e valor-p levaram a conclusão de que o lote candidato a MRC de OTA em café torrado produzido era homogêneo e estável a temperatura de -20°C.
Palavras-chave: Café
Micotoxina
Ocratoxinas
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PETRONILHO, Caroline Figueiredo. Estudo de viabilidade para produção do candidato a material de referência certificado de ocratoxina A no café torrado e moído. 2018. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFPetronilho.pdf416.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.