Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21150
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Análise bibliométrica de tecnologias assistivas no ensino de química para alunos de baixa visão |
| Author(s)/Inventor(s): | Ribeiro, Caroline Gomes |
| Advisor: | Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da |
| Abstract: | Este trabalho consiste em um estudo detalhado sobre os materiais didáticos adaptados para Educação Inclusiva na educação básica existentes na literatura, em específico os recursos pedagógicos alternativos para o Ensino de Química que foram desenvolvidos para a educação de alunos excepcionais. Acredita-se que abordagens de ensino que desenvolvam as habilidades de investigação, percepção e observação desses alunos excepcionais resultam em um aprendizado de maior qualidade. Sabe-se que os métodos tradicionais de ensino utilizado em escolas de educação básica têm sido motivo de preocupação devido aos limitados recursos destinado a alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sendo assim, é necessário que os profissionais da educação avaliem o desenvolvimento e a aplicação de materiais didáticos capazes de incluir todos os tipos de alunos e que existam políticas públicas que permitam à amplificação desses materiais. Dessa forma, acredita-se que a formação de alunos com deficiência com maior capacidade analítica e investigativa no final do ensino básico promoverá uma melhor relação com a escola e, principalmente, com a construção de seu conhecimento. Neste trabalho foi realizado um levantamento bibliométrico, por meio das bases de dados Periódico Capes e Scopus, com o objetivo de realizar uma análise dos artigos encontrados e descobrir quais Tecnologias Assistivas destinadas aos alunos de baixa visão foram desenvolvidas e podem auxiliar o professor em turmas com alunos com deficiência. A análise bibliométrica realizada mostrou que existem possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Assistivas de baixo custo, de maneira que instituições de ensino tanto públicas quanto privadas possam atender a alunos com deficiência e garantir um desenvolvimento mais igualitário para eles. Espera-se que este trabalho sirva como ferramenta de pesquisa para os docentes que possuam interesse e disponibilidade em empregar novas ferramentas de ensino para a educação inclusiva de alunos de baixa visão. |
| Keywords: | Educação inclusiva Baixa visão Ensino de química Metodologias de ensino Tecnologias assistivas Recursos pedagógicos alternativos Análise bibliométrica |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Jul-2023 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Caroline Gomes Ribeiro.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.