Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21239
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Experiência de ensino de Lógica de Programação para alunos do Ensino Médio usando aprendizado baseado em projeto |
Author(s)/Inventor(s): | Galeno, Larissa Monteiro da Fonseca |
Advisor: | Xexéo, Geraldo Bonorino |
Abstract: | A demanda por profissionais qualificados no mercado de tecnologia está em uma crescente nos últimos anos. Aliado a isso, a ONG IDEAS de Nova Friburgo/RJ viu nessa alta taxa de empregabilidade uma oportunidade para os jovens da cidade. Assim, a ONG, em conjunto com a UFRJ, propuseram para os alunos do ensino médio da cidade uma capacitação de lógica de programação com Python e introdução a análise de dados. Sendo assim, este trabalho propõe expor a experiência de concepção e aplicação deste curso. Para tal, foi possível ter uma experiência prévia com uma turma da cidade de Recreio/MG para compreender a melhor forma de trabalhar com o público alvo. Com isso, foi possível planejar um curso utilizando metodologias ativas de ensino, como aprendizado baseado em projetos e sala de aula invertida, para engajar os alunos do IDEAS. Ao final do curso os alunos foram capazes de entregar o projeto proposto, relataram uma boa experiência de aprendizagem e compartilharam o desejo de prosseguir com os estudos de computação. |
Keywords: | lógica de programação educação |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Production unit: | Instituto de Computação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 11-Jul-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LMFGaleno.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.