Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21400
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cheer: as representações midiáticas de cheerleaders e a desconstrução de estereótipos
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Gabriel Arroniz Piqueira e
Orientador: Torquato, Chalini
Resumo: Esse trabalho busca acrescentar às pesquisas sobre o cheerleading, um esporte ainda pouco conhecido e estudado no Brasil, como forma de auxiliar na ampliação da atividade e na desmistificação da figura do cheerleader. O objetivo deste estudo é analisar através da mídia audiovisual como os estereótipos de gênero relacionados ao cheerleading destoam da realidade do esporte e como impactam a maneira que a atividade e seus atletas são encarados. Para servir de base, foi explorada a origem da prática e feita uma amostragem com séries fictícias para mostrar como costumam retratar cheerleaders. Foi feito então um estudo de caso da série documental Cheer (2020), onde é possível ver partes do cotidiano de um time universitário de cheerleading competitivo e depoimentos de seus atletas sobre esses estereótipos.
Palavras-chave: Estereótipos
Cheer
Documentário
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Gabriel Arroniz Piqueira e. Cheer: as representações midiáticas de cheerleaders e a desconstrução de estereótipos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSilva.pdf645.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.