Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21408
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A relação dos estudos freirianos com as práticas docentes: partilhando com formandos/as no Movimento Infância In Natura (MIIN)
Author(s)/Inventor(s): Lanes, Jonathan Emanuel da Silva e
Advisor: Delgado, Adriana Patrício
Abstract: A escrita desse trabalho tem por objetivo que sua leitura seja feita como uma conversa, que busque não só exibir o meu olhar, mas também exibir pontos e conceitos relevantes à pesquisa. Além disso, reforça para que a dialogicidade esteja sempre presente permitindo enquanto prática um olhar na qualidade de pesquisador que mantém o distanciamento do seu objeto não é uma possibilidade. Anteposto à escrita deste trabalho faz-se necessário uma breve partilha sobre da vida e obra de Paulo Freire. O trabalho faz uma interlocução com Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia, principais obras para a realização deste trabalho, das quais se dividiram em subitens para contextualizar e introduzir alguns conceitos freirianos, tais como: educação bancária x educação libertadora e educação dialógica X educação antidialógica em paralelo as observações de campo realizadas acerca do quefazer docente. Ademais, dando seguimento aos subitens o trabalho aborda sobre alguns saberes da Educação Infantil. Além disso, foram abordadas outras temáticas presentes dentro do Movimento Infância In Natura (MIIN), como o desemparedar-se na Educação Infantil e os momentos de partilha e planejamento dos profissionais docentes. O trabalho foi escrito contemplando também a afroperspectiva reivindicando a pluriversalidade. Nas considerações finais indica-se que foi possível observar os conceitos freirianos na formação da prática docente, por vezes, de formas mais explícitas, de modo que abriam caminhos para outros conceitos, confirmando a presença no fazer docente dos educadores egressos da FE-UFRJ e atuantes no MIIN.
Keywords: Diálogo
Educação
Professores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LANES, Jonathan Emanuel da Silva e. A relação dos estudos freirianos com as práticas docentes: partilhando com formandos/as no Movimento Infância In Natura (MIIN). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JLanes.pdf750.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.