Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21598
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise da importância do leilão de imóveis para a execução processual civil e os desafios enfrentados pelo arrematante neste procedimento: da arrematação até a posse
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Marcelly Silva Freitas de
Tutor: Hartmann, Guilherme Kronemberg
Resumen: O Direito Processual brasileiro possui com uma das suas fases a execução, que promove ao credor a garantia do crédito quando a parte executada não colabora com o dever de cumprir sua dívida. Uma das possibilidades de dar continuidade a este procedimento é a execução forçada por meio da penhora de um bem e, posteriormente, o leilão. As arrematações são uma forma efetiva de se trazer a conclusão de um litígio, uma vez que surgem como uma alternativa à satisfação do crédito. Diante de tal fato, é importante que o Direito Brasileiro valorize a figura do arrematante, e promova a segurança jurídica para este personagem tão importante, de modo que incentive a alienação judicial no próprio andamento processual. Portanto, diante do cenário do poder judiciário atual, é possível vislumbrar que muitas vezes há o reconhecimento do direito da parte autora, mas não há a finalização de pretensão de ressarcimento, tendo em vista que na grande maioria dos casos os processos são extremamente morosos, durando às vezes mais de vinte anos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar a importância do leilão para a efetividade da execução processual brasileira, bem como abordar os desafios que o arrematante enfrenta no procedimento da arrematação. Assim, busca-se a resposta ideal para a seguinte problemática: qual é a discussão doutrinária que existe acerca do período entre a arrematação e a imissão na posse? Para tanto, utilizar-se-á a metodologia exploratória, de abordagem quantitativa, com base em pesquisas de campo e bibliográfica, bem como na legislação brasileira e no entendimento doutrinário e jurisprudencial. Por fim, chegou-se à conclusão de que muitas vezes o juízo entende por responsabilizar o arrematante pelas dívidas que existem antes que o adquirente possa usufruir do imóvel. Com isso, o procedimento de leilão precisa ser aprimorado pela justiça brasileira a fim de promover mais segurança jurídica e combater a morosidade processual que assola o judiciário do país.
Materia: Direito
Brasil
Execução
Leilão
Arrematação
Judiciário
Law
Brazil
Execution
Auction
Judiciary
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Marcelly Silva Freitas de. Análise da importância do leilão de imóveis para a execução processual civil e os desafios enfrentados pelo arrematante neste procedimento: da arrematação até a posse. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MSFOliveira.pdf14.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.