Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21600
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Modalidades de resolução de demandas no processo tributário: o sistema multiportas e a necessidade da redução da litigiosidade
Author(s)/Inventor(s): Catharino, Nicholas Dourado Calafiori
Advisor: Santana, Marilson dos Santos
Abstract: O montante discutido no contencioso tributário alcança o patamar de 75% do PIB do Brasil. Esse dado denuncia a enorme ineficiência do procedimento arrecadatório do sistema tributário nacional. Além disso, uma taxa de congestionamento em execuções fiscais na grandeza de quase 90% demonstra que o Judiciário, por si só, não é capaz de atender o fluxo de processos de natureza tributária. Nesse sentido, pondera-se a respeito da implementação do Sistema Multiportas no contencioso tributário, de modo a viabilizar alternativas para solução dos conflitos entre o Fisco e os contribuintes, reduzir a litigiosidade entre ambos e agir em prol da pacificação social. Para tal, propõe-se o estudo da negociação, mediação, conciliação e transação tributária como itens no cardápio de soluções de conflitos das partes. Este trabalho apresenta uma descrição de todos esses institutos, expondo pesquisa bibliográfica e legislativa acerca desses institutos e possibilidades.
Keywords: Sistema Multiportas
Negociação
Mediação
Conciliação
Transação Tributária
Redução da litigiosidade
Multi-Door Courthouse
Negotiation
Mediation
Conciliation
Tax Deals
Reduction of litigation
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CATHARINO, Nicholas Dourado Calafiori. Modalidades de resolução de demandas no processo tributário: o sistema multiportas e a necessidade da redução da litigiosidade. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NDCCatharino.pdf281.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.