Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21619
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Percepcão de ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Química da UFRJ acerca dos espaços não-formais de ensino |
Author(s)/Inventor(s): | Lima, Luciana Silva de |
Advisor: | Michel, Ricardo Cunha |
Abstract: | O crescente questionamento sobre as formas e ferramentas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem nos leva a este novo espaço denominado “Espaço de Ensino Não-Formal". Ele tem ganhado notoriedade nos últimos tempos, principalmente por conta da divulgação científica e da apresentação da ciência em locais como museus, ONGs, reservas e parques tecnológicos. A ideia deste trabalho é focar nos alunos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisando a mudança de pensamento em relação à docência e ao uso de espaços não-formais de ensino em suas práticas pedagógicas. Busca-se compreender se a graduação proporcionou o aumento do interesse no desenvolvimento de novas práticas e métodos de ensino e aprendizagem. Os alunos responderam um questionário com algumas perguntas relacionadas ao seu domíniosobre a temática abordada e à sua abertura para o uso de Espaços não-formais de ensino. A partir das respostas, pode-se discutir sobre o impacto da graduação na vida dos estudantes e na modificação do olhar em relação à prática docente. |
Keywords: | Ensino não-formal Espaço não-formal de ensino Ensino de Química |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 19-Jul-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luciana Silva de Lima.pdf | 991.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.