Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21639
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Seleção e avaliação de uma linhagem fúngica isolada da Amazônia para a produção de enzimas capazes de hidrolisar biomassa lignocelulósica
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Marcella Fernandes de
Orientador: Freitas, Suely Pereira
Coorientador: Bon, Elba Pinto da Silva
Resumo: Reduzir o custo de produção de etanol de segunda geração é o principal desafio para viabilizar o processo em escala industrial. Além da otimização de todas as etapas do processo, este custo pode ser reduzido por meio de seleção e desenvolvimento de linhagens super-produtoras de enzimas, capazes de excretar uma mistura balanceada de celulases e hemicelulases. Neste trabalho, nove fungos filamentosos do gênero Trichoderma, isolados da Amazônia, foram cultivados em condições comparativas às do fungo Trichoderma reesei RUT C-30, referência para a produção de enzimas celulolíticas. A linhagem 422 destacou-se como a melhor produtora das enzimas estudadas, apresentando atividades enzimáticas superiores às obtidas pelo cultivo do T. reesei RUT C-30. Foram realizados, a 50 oC e em condições comparativas, ensaios de hidrólise enzimática de bagaço de cana-de-açúcar pré-tratado por moinho de bolas e por tratamento hidrotérmico utilizando as enzimas de T. reesei RUT C-30 e da linhagem 422, suplementadas com enzimas de Aspergillus awamori. Para o bagaço moído em moinho de bolas, o uso das duas preparações resultou em um rendimento em glicose em torno de 80%, com 24 horas de hidrólise. Este mesmo desempenho foi observado para o uso das enzimas do T. reesei RUT C-30 no bagaço pré-tratado por tratamento hidrotérmico, entretanto o rendimento em glicose caiu para cerca de 60% para o uso das enzimas da linhagem 422. Os resultados obtidos neste estudo são expressivos devido ao potencial da linhagem selecionada da biodiversidade brasileira em produzir enzimas para a hidrólise enzimática da biomassa em níveis equivalentes aos de uma linhagem industrial já conhecida. Entretanto, ficou evidente que o tipo de pré-tratamento influência seletivamente o desempenho de diferentes misturas enzimáticas.
Palavras-chave: Fungo filamentoso
Enzimas
Biotecnologia
Bagaço de cana-de-açúcar
Etanol
Indústria química
Fermentação
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS BIOQUIMICOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALCOOL
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFSouza_compressed.pdfProjeto final483.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.