Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21912
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Rap, voz da resistência: a música como instrumento de denúncia às opressões sofridas pela atuação das forças policiais militares
Author(s)/Inventor(s): Cardoso, Nicole Moura Cunha
Advisor: Silva, Carolina Machado Cyrillo da
Co-advisor: Legale, Siddharta
Abstract: A presente monografia aborda o rap enquanto instrumento que visa criticar o sistema vigente, por meio da denúncia, a fim de resistir às opressões de forças policiais militares sofridas por um grupo de indivíduos periféricos, favelados e marginalizados da sociedade. Para tanto, será feita uma breve recapitulação sobre a história da polícia e o seu processo de militarização no país, de modo a explicar as raízes dessa instituição, ressaltando o processo de “criação do inimigo”, que deu origem à sua atuação opressora e voltada ao combate. Em seguida, se demonstrará como, diante da ausência de efetivas medidas do Estado para a garantia dos direitos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pelos Tratados Internacionais dos quais o Brasil é signatário, emerge o direito de resistência. Por fim, este trabalho analisará como o rap, como movimento artístico e social, é uma representação do direito de resistência. A análise terá como base o estudo das letras de diversos rappers, em comparação com o cotidiano periférico e com diversos casos de abusos policiais noticiados no país. Ao fim, restará claro que o rap não se prende às críticas ao sistema, mas também bebe da fonte dos movimentos sociais que visam a ruptura definitiva com as violações aos direitos e o retorno do poder àqueles que o detém — ou deveriam — no papel.
Keywords: Rap
Direito de Resistência
Direitos Humanos
Militarização
Forças Policiais
Right of Resistance
Human Rights
Militarization
Police Forces
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARDOSO, Nicole Moura Cunha. Rap, voz da resistência: a música como instrumento de denúncia às opressões sofridas pela atuação das forças policiais militares. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NMCCardoso.pdf448.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.