Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21913
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A “nova” Lei de Improbidade Administrativa: um estudo sobre as normas mais benéficas da Lei 14.230/2021 e sua (ir)retroatividade
Author(s)/Inventor(s): Santos, Natália Oliveira Perles dos
Advisor: Ardente, Luciana Silveira
Abstract: A Lei nº 14.230/2021, conhecida como nova Lei de Improbidade Administrativa, promoveu profundas alterações na Lei nº 8.429/1992, a qual regulamenta a disciplina da improbidade administrativa. Apesar de não compor uma nova lei, suas alterações alcançaram dimensão tamanha que alguns a consideram como fundadora de uma nova disciplina. Dentre suas formulações, há uma constante preocupação em corrigir distorções ocasionadas pela LIA em sua redação original. Desta ocupação, surge um apanhado de normas que cria condições mais benéficas ao sujeito acusado. Este leque de normas mais favoráveis, somado à previsão expressa da incidência dos princípios constitucionais do Direito Administrativo Sancionador na Lei de Improbidade, culminaram numa efervescência doutrinária e jurisprudencial sobre sua eventual retroatividade. O presente trabalho tem o condão de analisar, de forma descritiva, a nova lei, apontando críticas e elogios a ela tecidos, bem como seus efeitos no tempo, mediante revisão de bibliografia.
Keywords: Improbidade
Sanção Administrativa
Direito Administrativo Sancionador
Retroatividade
Improbity
Administrative Sanction
Sanctioning Administrative Law
Retroactivity
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Natália Oliveira Perles dos. A “nova” Lei de Improbidade Administrativa: um estudo sobre as normas mais benéficas da Lei 14.230/2021 e sua (ir)retroatividade. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOPSantos.pdf348.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.