Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21914
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O papel da negociação coletiva na garantia da proteção à dignidade do trabalhador frente a redução salarial e a possível inconstitucionalidade do programa emergencial de proteção do emprego e da renda (Lei 14.020/2020)
Author(s)/Inventor(s): Lopes, Nathalia Rosa
Advisor: Frutuoso, Rafael Esteves
Abstract: Tendo em vista o advento do Programa Emergencial de Proteção do Emprego e da Renda (Lei 14.020/2020), perante a crise causada pelo Covid-19, pesquisa-se sobre qual é o papel da negociação coletiva na garantia da proteção à dignidade do trabalhador frente a redução salarial, a fim de avaliar se há inconstitucionalidade no referido programa ao afastar a exigência da presença do sindicato operário nas transações que versem sobre a diminuição do salário. Para tanto, é necessário avaliar a importância da negociação colet iva para a proteção do trabalhador, verificar a relevância do salário para a garantia da dignidade do operário e analisar as repercussões e decisões acerca da norma em questão. Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva através da revisão de literatura. Diante disso, verifica-se que a negociação coletiva é essencial para mitigar a disparidade fática entre empregador e empregado quando estão em negociação, que o salário é meio que promove a dignidade do trabalhador e que a Lei 14.020/2020 contraria o art. 7º, VI da Constituição Federal de 1988, o que impõe a constatação de que o Programa Emergencial de Proteção do Emprego e da Renda ao prever a possibilidade de acordo individual nas negociações para redução salarial incorre em inconstitucionalidade.
Keywords: Redução salarial
Negociação coletiva
Inconstitucionalidade
Wage reduction
Collective bargaining
Unconstitutionality
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LOPES, Nathalia Rosa. O papel da negociação coletiva na garantia da proteção à dignidade do trabalhador frente a redução salarial e a possível inconstitucionalidade do programa emergencial de proteção do emprego e da renda (Lei 14.020/2020). 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NRLopes.pdf512.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.