Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22098
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A importância do desenvolvimento das habilidades sociais para a inclusão do aluno com autismo no ensino regular |
| Author(s)/Inventor(s): | Magalhães, Lorena Gonçalves |
| Advisor: | Melo, Sandra Cordeiro de |
| Abstract: | Esta monografia tem como objetivo investigar e discutir o que as pesquisas acadêmicas têm publicado acerca do conceito das habilidades sociais e seu papel na inclusão escolar do aluno com TEA no ensino regular. O método utilizado foi a revisão sistemática da literatura sobre os temas habilidades sociais, autismo e inclusão escolar. A busca pelos artigos foi feita por meio do Portal de Periódicos da CAPES e utilizou-se as seguintes palavras-chave: habilidades sociais, autismo e inclusão escolar. Além disso, foram utilizados como referencial teórico os livros de Almir Del Prette e Zilda Del Prette (2013, 2017) para ampliar as discussões relativas sobre habilidades sociais, Neto et al. (2018) e Melo e Fernandes (no prelo, 2023) para a discussão do conceito de inclusão escolar e, Grandin e Panek (2021), Melo e Fernandes (no prelo, 2023) e Gaiato (2018) para discussão do conceito de autismo. Como resultados desta revisão, notou-se escassez nos artigos sobre habilidades sociais e lacunas em sua definição. Já sobre o conceito de inclusão escolar, houve concordância entre os autores, que na maioria das vezes, se complementaram, e, em relação ao autismo, notou-se que apesar da evolução do conceito, os autores utilizaram, em maioria, as classificações do CID 11 e DSM-V. |
| Keywords: | Habilidades sociais Transtornos do espectro autista Inclusão escolar |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 6-Nov-2023 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | MAGALHÃES, Lorena Gonçalves. A importância do desenvolvimento das habilidades sociais para a inclusão do aluno com autismo no ensino regular. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LMagalhaes.pdf | 641.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.