Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22098
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A importância do desenvolvimento das habilidades sociais para a inclusão do aluno com autismo no ensino regular
Author(s)/Inventor(s): Magalhães, Lorena Gonçalves
Advisor: Melo, Sandra Cordeiro de
Abstract: Esta monografia tem como objetivo investigar e discutir o que as pesquisas acadêmicas têm publicado acerca do conceito das habilidades sociais e seu papel na inclusão escolar do aluno com TEA no ensino regular. O método utilizado foi a revisão sistemática da literatura sobre os temas habilidades sociais, autismo e inclusão escolar. A busca pelos artigos foi feita por meio do Portal de Periódicos da CAPES e utilizou-se as seguintes palavras-chave: habilidades sociais, autismo e inclusão escolar. Além disso, foram utilizados como referencial teórico os livros de Almir Del Prette e Zilda Del Prette (2013, 2017) para ampliar as discussões relativas sobre habilidades sociais, Neto et al. (2018) e Melo e Fernandes (no prelo, 2023) para a discussão do conceito de inclusão escolar e, Grandin e Panek (2021), Melo e Fernandes (no prelo, 2023) e Gaiato (2018) para discussão do conceito de autismo. Como resultados desta revisão, notou-se escassez nos artigos sobre habilidades sociais e lacunas em sua definição. Já sobre o conceito de inclusão escolar, houve concordância entre os autores, que na maioria das vezes, se complementaram, e, em relação ao autismo, notou-se que apesar da evolução do conceito, os autores utilizaram, em maioria, as classificações do CID 11 e DSM-V.
Keywords: Habilidades sociais
Transtornos do espectro autista
Inclusão escolar
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Nov-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MAGALHÃES, Lorena Gonçalves. A importância do desenvolvimento das habilidades sociais para a inclusão do aluno com autismo no ensino regular. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMagalhaes.pdf641.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.