Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22214
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Audiência de custódia por videoconferência e os riscos concernentes aos direitos e garantias conferidos a pessoa presa
Author(s)/Inventor(s): Montenegro, Rafaella Câmara
Advisor: Malan, Diogo Rudge
Abstract: A Audiência de Custódia constitui um direito da pessoa que tem sua liberdade restringida de ser apresentada a um juiz ou autoridade competente dentro das 24 horas que se seguem a sua prisão. Tal ato pré-processual visa, portanto, o exame da legalidade, necessidade e adequação da prisão, analisando as circunstâncias em que esta se deu e buscando refrear quaisquer ilegitimidades ou excessos na sua realização. Isto posto, o presente trabalho monográfico aspira suscitar uma reflexão acerca do instituto no que tange a sua relevância para a tutela dos direitos do custodiado e, analisar, dentro do plano atual de possibilidade da realização da audiência de custódia de maneira virtual, mediante a tecnologia da videoconferência, as possíveis ameaças dessa flexibilização para o fim maior do ato em estudo: a preservação dos direitos e garantias básicas da pessoa.
Keywords: Audiência de Custódia
Direitos da pessoa presa
Virtualização
Riscos para garantias constitucionais consolidadas do custodiado
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MONTENEGRO, Rafaella Câmara. Audiência de custódia por videoconferência e os riscos concernentes aos direitos e garantias conferidos a pessoa presa. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCMontenegro.pdf471.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.