Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22293
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Corpo-natureza na escola: um olhar atento para as sensações e experiências na educação infantil da Casa da Mangueira
Author(s)/Inventor(s): Campos, Gabriela Saad
Advisor: Houri, Mônica de Souza
Co-advisor: Basílio, Priscila de Melo
Abstract: A presente monografia se inspira na Cartografia como articulação teórico-metodológica para, lançando mão de um relato de experiência e de uma escrita ensaística, revisitar memórias da minha formação na universidade e experiência profissional na Casa da Mangueira com a Educação Infantil, especialmente pelos registros de documentação pedagógica. Caminhando do início das referidas vivências à minha saída de ambas as instituições de educação, o texto é conduzido pela seguinte questão norteadora: a natureza está em nós? Uma crítica à forma como a natureza é apresentada no ambiente escolar e o barro como caminho para a compreensão de nós, seres humanos, como parte da natureza e não alheios a ela.
Keywords: Cartografia
Educação infantil
Casa da Mangueira
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAMPOS, Gabriela Saad. Corpo-natureza na escola: um olhar atento para as sensações e experiências na educação infantil da Casa da Mangueira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCampos.pdf5.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.