Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinheiro, Ulysses-
dc.contributor.authorCouto, Pedro Augusto-
dc.date.accessioned2024-01-19T17:21:11Z-
dc.date.available2024-01-21T03:00:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22342-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeleuze, Gillespt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.titleEnsaio sobre pensamento e aprendizado em Gilles Deleuzept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4755253073548592pt_BR
dc.description.resumoO problema que anima este trabalho diz respeito à relação entre pensamento e aprendizado na filosofia de Gilles Deleuze. Em Diferença e Repetição (1969), não existe pensamento que não seja fruto de uma violência exterior que exige a criação de um ato de pensar no pensamento. Se a violência é essencial, quem “se põe” a pensar é responsável por criar as condições para o irrompimento dessa exterioridade, tendo em vista um pensamento descentrado em relação a si mesmo. Isto implica em assimilar o que é "diferente" através de uma maneira específica de aprender, capaz de “integrar” o que não é em si mesmo integrável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PACouto.pdf328.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.