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http://hdl.handle.net/11422/22342
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pinheiro, Ulysses | - |
dc.contributor.author | Couto, Pedro Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T17:21:11Z | - |
dc.date.available | 2024-01-21T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22342 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deleuze, Gilles | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.title | Ensaio sobre pensamento e aprendizado em Gilles Deleuze | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4755253073548592 | pt_BR |
dc.description.resumo | O problema que anima este trabalho diz respeito à relação entre pensamento e aprendizado na filosofia de Gilles Deleuze. Em Diferença e Repetição (1969), não existe pensamento que não seja fruto de uma violência exterior que exige a criação de um ato de pensar no pensamento. Se a violência é essencial, quem “se põe” a pensar é responsável por criar as condições para o irrompimento dessa exterioridade, tendo em vista um pensamento descentrado em relação a si mesmo. Isto implica em assimilar o que é "diferente" através de uma maneira específica de aprender, capaz de “integrar” o que não é em si mesmo integrável. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Filosofia |
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