Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22342
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Ensaio sobre pensamento e aprendizado em Gilles Deleuze |
Author(s)/Inventor(s): | Couto, Pedro Augusto |
Advisor: | Pinheiro, Ulysses |
Abstract: | O problema que anima este trabalho diz respeito à relação entre pensamento e aprendizado na filosofia de Gilles Deleuze. Em Diferença e Repetição (1969), não existe pensamento que não seja fruto de uma violência exterior que exige a criação de um ato de pensar no pensamento. Se a violência é essencial, quem “se põe” a pensar é responsável por criar as condições para o irrompimento dessa exterioridade, tendo em vista um pensamento descentrado em relação a si mesmo. Isto implica em assimilar o que é "diferente" através de uma maneira específica de aprender, capaz de “integrar” o que não é em si mesmo integrável. |
Keywords: | Deleuze, Gilles Pensamento Aprendizado |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Production unit: | Instituto de Filosofia e Ciências Sociais |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PACouto.pdf | 328.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.