Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22342
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ensaio sobre pensamento e aprendizado em Gilles Deleuze
Autor(es)/Inventor(es): Couto, Pedro Augusto
Orientador: Pinheiro, Ulysses
Resumo: O problema que anima este trabalho diz respeito à relação entre pensamento e aprendizado na filosofia de Gilles Deleuze. Em Diferença e Repetição (1969), não existe pensamento que não seja fruto de uma violência exterior que exige a criação de um ato de pensar no pensamento. Se a violência é essencial, quem “se põe” a pensar é responsável por criar as condições para o irrompimento dessa exterioridade, tendo em vista um pensamento descentrado em relação a si mesmo. Isto implica em assimilar o que é "diferente" através de uma maneira específica de aprender, capaz de “integrar” o que não é em si mesmo integrável.
Palavras-chave: Deleuze, Gilles
Pensamento
Aprendizado
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Unidade produtora: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PACouto.pdf328.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.