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http://hdl.handle.net/11422/22342
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Ensaio sobre pensamento e aprendizado em Gilles Deleuze |
Autor(es)/Inventor(es): | Couto, Pedro Augusto |
Orientador: | Pinheiro, Ulysses |
Resumo: | O problema que anima este trabalho diz respeito à relação entre pensamento e aprendizado na filosofia de Gilles Deleuze. Em Diferença e Repetição (1969), não existe pensamento que não seja fruto de uma violência exterior que exige a criação de um ato de pensar no pensamento. Se a violência é essencial, quem “se põe” a pensar é responsável por criar as condições para o irrompimento dessa exterioridade, tendo em vista um pensamento descentrado em relação a si mesmo. Isto implica em assimilar o que é "diferente" através de uma maneira específica de aprender, capaz de “integrar” o que não é em si mesmo integrável. |
Palavras-chave: | Deleuze, Gilles Pensamento Aprendizado |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Unidade produtora: | Instituto de Filosofia e Ciências Sociais |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Filosofia |
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