Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22342
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Ensaio sobre pensamento e aprendizado em Gilles Deleuze
Autor(es)/Inventor(es): Couto, Pedro Augusto
Tutor: Pinheiro, Ulysses
Resumen: O problema que anima este trabalho diz respeito à relação entre pensamento e aprendizado na filosofia de Gilles Deleuze. Em Diferença e Repetição (1969), não existe pensamento que não seja fruto de uma violência exterior que exige a criação de um ato de pensar no pensamento. Se a violência é essencial, quem “se põe” a pensar é responsável por criar as condições para o irrompimento dessa exterioridade, tendo em vista um pensamento descentrado em relação a si mesmo. Isto implica em assimilar o que é "diferente" através de uma maneira específica de aprender, capaz de “integrar” o que não é em si mesmo integrável.
Materia: Deleuze, Gilles
Pensamento
Aprendizado
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Unidade de producción: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PACouto.pdf328.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.