Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22342
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Ensaio sobre pensamento e aprendizado em Gilles Deleuze |
Autor(es)/Inventor(es): | Couto, Pedro Augusto |
Tutor: | Pinheiro, Ulysses |
Resumen: | O problema que anima este trabalho diz respeito à relação entre pensamento e aprendizado na filosofia de Gilles Deleuze. Em Diferença e Repetição (1969), não existe pensamento que não seja fruto de uma violência exterior que exige a criação de um ato de pensar no pensamento. Se a violência é essencial, quem “se põe” a pensar é responsável por criar as condições para o irrompimento dessa exterioridade, tendo em vista um pensamento descentrado em relação a si mesmo. Isto implica em assimilar o que é "diferente" através de uma maneira específica de aprender, capaz de “integrar” o que não é em si mesmo integrável. |
Materia: | Deleuze, Gilles Pensamento Aprendizado |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Unidade de producción: | Instituto de Filosofia e Ciências Sociais |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PACouto.pdf | 328.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.