Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22384
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Próxima estação: Santa Cruz. As desigualdades territorializadas e óbices à cidadania sob a ótica de experiências cotidianas no transporte ferroviário do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Thalita de Mattos
Advisor: Franzoni, Júlia Ávila
Abstract: A cidade do Rio de Janeiro, tão famosa por seus cenários de beleza e conhecida por ser grande propagadora de festas e eventos de acesso à cultura, num primeiro momento, pode aparentar ser acessível a todos os seus habitantes. No entanto, ocorre que a história é justamente a contrária – e sua própria cronologia comprova isso. O município foi historicamente formado com base na segregação territorial: desde o século XIX, com a então chegada da corte ao Brasil e sua política de apropriação de casas; durante o século XX, com enfoque aos atos de despejos realizados por Pereira Passos, vindo até os dias atuais, quando, além de ainda haver a segregação por meio de políticas de despejo e remoção, percebemos que ainda há a segregação no tocante a mobilidade urbana. Ou seja, além da remoção de suas casas, atualmente a população ainda tem que lidar com problemas relacionados ao transporte público – ambos direitos sociais fundamentais garantidos pela Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, essa pesquisa se propõe a analisar o contexto histórico do Rio de Janeiro, a sua implicação no transporte público ferroviário e como esse pode ser um impedimento à cidadania carioca.
Keywords: Direito à cidade
Direito ao transporte
Cidadania e Direito
Transporte ferroviário no Rio de Janeiro
Right to the city
Right to transportation
Citizenship and Law
Railroad transportation in Rio de Janeiro
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GOMES, Thalita de Mattos. Próxima estação: Santa Cruz. As desigualdades territorializadas e óbices à cidadania sob a ótica de experiências cotidianas no transporte ferroviário do Rio de Janeiro. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMGomes.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.