Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22565
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A instrumentalização dos projetos literários para letramento em anos iniciais
Author(s)/Inventor(s): Passos, Amanda da Costa
Advisor: Considera, Anabelle Loivos
Abstract: Os projetos literários podem ser um instrumento valioso para o letramento em anos iniciais, e a literatura infantil emerge como ferramenta fundamental nesse processo, promovendo não apenas o desenvolvimento da leitura e escrita, mas também estimulando o pensamento crítico e a imaginação nas crianças. Neste trabalho, explorar-se-ão os temas do letramento e da alfabetização, utilizando os projetos literários para desenvolver nos alunos a capacidade de compreender, interpretar e utilizar a linguagem de maneira significativa. O objetivo é demonstrar como esse processo ocorre na prática, à luz de grandes pensadores na área educacional, como Magda Soares, Emília Ferreiro e Paulo Freire. Este trabalho explicita, ainda, estudos de caso sobre o reconhecimento do eu e do outro, utilizando o livro Perigoso, do autor Tim Warnes, e o gênero literário “carta”, com o livro A carta do Gildo, da autora Silvana Rando. Sabendo-se que os professores desempenham papel central nesse processo, propõe-se, ademais, um projeto literário utilizando os contos de fadas, com o objetivo de proporcionar um ambiente rico para a construção do conhecimento linguístico e cultural das crianças, promovendo habilidades essenciais para a sua formação integral.
Keywords: Literatura infanto-juvenil
Letramento
Alfabetização
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACPassos.pdf847.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.