Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22588
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma leitura dos reajustes de planos de saúde sob a ótica Estatuto do Idoso
Autor(es)/Inventor(es): Barros, Alexandre Souza Carneiro da Cunha Moraes
Orientador: Barletta, Fabiana Rodrigues
Resumo: O presente trabalho busca trazer luz para as práticas abusivas de aumentos das contribuições dos planos de saúde para com os idosos. O primeiro capítulo busca realizar uma breve contextualização histórica sobre o os serviços de saúde no Brasil ao longo do tempo que conhecemos o Brasil como Brasil, isto é colônia de exploração portuguesa e como os idosos se fazem presentes na história. A questão da exploração dos idosos na nossa história é bem importante, pois a sociedade que vivemos é uma sociedade ocidental, que tem como raízes as sociedades grega e romana. Outro ponto abordado e talvez o mais importante é a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, pois ela é um marco bastante importante em termos de Dignidade da pessoa humana que é um dos pilares que guiarão o presente trabalho. No capítulo 2 se aborda a questão da legislação atual brasileira sobre a dignidade da pessoa humana, a inserção do indivíduo idoso em nossa sociedade e quais princípios devemos levar em consideração no momento de analisar quaisquer questões que envolvam idosos. Por fim no capítulo 3 se torna possível abordar o posicionamento atual das cortes brasileiras em face dos aumentos abusivos das contribuições dos planos de saúde de pessoa idosas, inclusive analisando brevemente julgados e observando as posições das cortes brasileiras através dos nãos, sobre como a proteção ao idoso se manteve ou foi alterada agasalhado ou desagasalhando o idoso.
Palavras-chave: Idoso
Dignidade da pessoa humana
Planos de saúde
Legislação
Proteção
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARROS, Alexandre Souza Carneiro da Cunha Moraes. Uma leitura dos reajustes de planos de saúde sob a ótica Estatuto do Idoso. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASCCMBarros-min.pdf411.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.